9 de setembro de 2011

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula

Curso Aprendendo com as Tics.

Atividade 3.3 Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Cursista: Ana Maria Quintino de Araujo

Tutora: Alesandra Aparecida de Melo Ribeiro

Projeto: O Pato

Público alvo - crianças de 3 anos (Educação Infantil) do Centro Educacional Carmelita Barbosa Caetano

Duração- 4 aulas

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com poemas e músicas torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professor e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
Explorar a linguagem oral;
Fazer exposições orais com ajuda do professor;
Expressar seus desejos, suas vontades e necessidades através da utilização das linguagens gestual e oral.

RECURSOS:

Xérox
Aparelho de som
Cartolina
Lápis de cor, tesoura, cola
CD da música O Pato
Giz de cera
Jogo da memória
A máscara do pato.

DESENVOLVIMENTO:

• Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios.
• Ler o poema:O Pato explorando e valorizando a linguagem oral.
• Após a leitura, instigar as crianças a cantarem, já que a música tornou-se um dos clássicos de autoria de Toquinho, Vinicius de Moraes, viabilizando o uso da inteligência sonora ou musical.
• Observar os animais que aparecem no poema.
• Questionar o que mais chamou a atenção no poema ou na música.
• Desenhar e pintar os animais presentes no poema.
• Fazer colagens.
. Dar outro nome ao patinho.
. Brincar com a máscara do pato Pateta.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

1ª parte: O que vamos ler?

Ajude as crianças a ativarem seus conhecimentos prévios sobre o tema proposto e levantarem expectativas sobre o texto que irão ler: “Quem conhece histórias de patos? Que histórias vocês conhecem? E quem conhece a história de um pato pateta, bem engraçado?” Depois de ouvir as crianças, apresente oralmente o texto: “Hoje eu trouxe um poema de Vinícius de Moraes. Esse poema conta a história de um pato pateta, muito atrapalhado. Depois de algum tempo Vinícius e Toquinho, um músico muito conhecido no Brasil, se juntaram e transformaram o poema em música ”.

2ª parte – É hora da música!

Vamos ver como essa história ficou em forma de canção? As crianças ouvirão a música e depois cantarão a música.

3ª parte – Brincar e aprender: novas atividades de sistematização

Esta é a hora de aprender brincando. Com uma matriz de imagens da música “O Pato” várias atividades de alfabetização podem ser realizadas. Com foco na leitura, trabalhe o jogo da memória. Organize as crianças em duplas e proponha o jogo. Ganha quem formar mais pares de figuras. Pintar os desenhos sobre o tema proposto. Realizando em seguida uma atividade com colagem. Dar um nome ao pato. Brincar com a máscara do pato.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades orais. Levando em conta a participação, o envolvimento e a interação com os colegas durante o jogo, brincadeiras, pinturas e colagens.
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário